segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Outra possibilidade.








Confesso que nunca fui muito fã  No universo dos legumes a couve-flor fica(va) sempre nos últimos lugares. Apesar de gostar muito desta sopa. Fica sempre bem, sabe-me sempre bem. Depois todas as outras possibilidades não eram possibilidade. Até ao dia em que achei que deveria dar mais oportunidade a este legume tão bonito, devemos sempre dar mais uma oportunidade, seja ao que for. E, então, lembrei-me, que seria uma combinação feliz, conjugar este legume com queijo parmesão, num gratinado. E estava tão certa na minha intuição. Fica delicioso. Vai bem como acompanhamento de carne ou de peixe. Ou então assim, a valer por si só.

Com o gratinado um vinho delicioso.  E as palavras de um livro que foi lido por estes dias.
 
"Era assim que devíamos amar - sem medo, sem barreiras, sem pensar no amanhã. E, depois, mais tarde, sem arrependimento"

Como fazer:

1 couve-flor + 1 chávena de leite + 1 cebola + 1 folha de louro + 3 colheres de sopa de farinha + 25 g de manteiga + pimenta preta + sal + 1 chávena de queijo Parmesão ralado (de preferência na hora)

Lava-se muito bem a couve-flor depois de separar os raminhos e reserva-se.
Leva-se a ferver o leite com a cebola cortada em quartos, a folha de louro e o sal. Deixa-se ferver 3 minutos e depois acrescenta-se a couve-flor e deixa-se cozer durante mais ou menos 15 minutos. Deverá ficar tenra mas não desfeita por isso convém ir vigiando. Retira-se e reserva-se.
Entretanto mistura-se a farinha, a manteiga e um pouco de leite morno. Ferve-se o restante leite sem a cebola e a folha de louro. Adiciona-se a mistura de farinha e deixa-se ferver até o molho engrossar. Tempera-se com sal e pimenta acabada de moer e deita-se sobre a couve-flor. Polvilha-se com o queijo Parmesão e leva-se a gratinar até dourar.
 

5 comentários:

  1. Parece me que esta possibilidade ira agradar aos meus meninos. Gosto deste legume cozido. Tambem nunca me aventurei muito mais. Vou experimentar.
    E fazes bem em dar mais uma oportunidade. Seja ao que for, seja a quem for.

    Bjs

    Maria Joao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria João,

      Experimenta, vais ver que os teus meninos vão aprovar.
      E as oportunidades devem ser dadas sempre mais uma vez, pouca foram as vezes em que não dei outra oportunidade, e agora olhando para trás não me arrependo, estava certa na minha intuição que me dizia para deixar cair. E a vida avança, às vezes, melhor e mais leve assim.

      Bjs

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. O vinho conheço, o livro tambem, ja so falta conhecer este gratinado. Acho que nos vamos conhecer ainda esta semana!!
    Parece ser delicioso.

    Beijos

    LPM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá LPM,

      A ver se se apresentam então e que seja um encontro bom. Fica bem.

      Bjs

      Eliminar