terça-feira, 28 de junho de 2016

Squander.








Depois de uma temporada sem fazer bolos, sabia que quando retomasse o ritual teria que ser com uma receita bem especial. Quando vi este bolo aqui um sitio que sigo e que gosto muito, não consegui resistir muito tempo até experimentar. E é tão delicioso este bolo. Desapareceu num ápice. A seguir, os pedidos para voltar a fazer, não se fizeram esperar.
Com o bolo fica a música, que gosto muito, e que estava a ouvir. Por isso o titulo. Squander. Esbanjar.
Nota 1: Este bolo tem que ser feito com bananas bem maduras. Já experimentei com banans mais verdes e o resultado não é o mesmo.
Nota 2: Depois de feito parti o bolo ao meio e recheei com o ganache. Depois de colocar a outra metade coloquei o resto do ganache.

Como fazer:

Para o bolo:,
400 g de açúcar amarelo + 245 g de farinha + 75 g de cacau + 1 1/2 colher de chá de fermento + a mesma quantidade de bicarbonato + 1/2 colher de chá de sal + 2 ovos grandes + 1 chávena de bananas esmagadas + 240 ml de água quente + 120 ml de leite + 120 ml de óleo (usei de girassol) + 1 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
Untar e enfarinhar uma forma rectangular.
 
Misturar o açúcar, a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato e o sal e reservar. À parte misturar, os ovos, as bananas esmagadas, a água, o leite, o óleo e o extrato de baunilha. Acrescentar lentamente a mistura de ingredientes secos. Misturar bem sem bater demasiado. Leva-se ao forno a 180º durante mais ou menos 35 a 40 minutos. Convém verificar a cozedura com um palito.
Quando estiver retira-se do forno e deixa-se arrefecer.
Para o ganache:
200 g de chocolate (com 70% de cacau), partido em pedaços + 180 ml de natas + 1 colher de sopa de manteiga

Leva-se ao lume, em banho-maria, o chocolate, as natas e a manteiga, mexe-se sempre até estar tudo incorporado.
 Quando o bolo estiver frio cobre-se com o ganache.

8 comentários:

  1. Chocolate e banana a combinação perfeita. O bolo deve ser delicioso. Tem um aspeto irresistível.
    bjs

    Maria João

    p.s. já estava para reclamar a falta de publicações aqui.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá maria João,

      As reclamações não param de chegar, por esta via e por outras. Nunca pensei que faria assim tanta diferença as minhas publicações. Comparado com outros sítios este é bem pequeno e muito restrito, por querer que assim fosse desde o inicio. Mas é tão grato o que vem desse lado. O que fica aqui registado e o que fica registado numa esfera mais privada. Obrigada a ti pelos registos que deixas aqui. E vou tentar ser mais assídua, fica a promessa.
      O bolo é uma delicia. Experimenta vais ver que vais gostar.

      Beijos para ti.

      Eliminar
  2. O aspeto do bolo da para ver que a receita e especial. Valeu a pena a espera para no fim ter este bolo e esta musica aqui.
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta,

      Obrigada pela espera paciente. Ainda bem que a musica e o bolo tiveram um efeito especial. Quando o estava a fazer ao som desta musica foi como se estivesse a acontecer magia. Obrigada mais uma vez.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Que bom aspecto, que tentação! Só de olhar, já cresce a água na boca.
    Mais uma sugestão para experimentar no fim-de-semana.

    Beijinhos

    Elisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elisa,

      Por esta altura espero que já tenha sido feito e degustado. Este bolo é muito bom. Depois deste aconteceram outros que não correram assim muito bem, e como tal não vão ter espaço aqui, como um de espinafres. Os meus rapazes torceram o nariz e disseram que não era carne nem peixe.
      Mas este é que é. Bom, bom.

      Beijinhos e abraços aos seus rapazes.

      Eliminar