quarta-feira, 31 de julho de 2013

Almudena.












O interessante de voltar a uma cidade que já se conhece é descobrir segredos ou lugares que passaram despercebidos em visitas anteriores. Depois de ter estudado nesta cidade e de várias vezes ter cá voltado descubro esta Catedral pela primeira vez. A Catedral de Santa Maria La Real De La Almudena.

Neoclássica por fora ao entrar impressiona com os tectos pintados com cores exuberantes. Na abóboda as pinturas de Kiko Arguello, num estilo bizantino, vemos representações de vários momentos da história de Jesus Cristo como a crucificação e a ascensão. A cúpula está decorada com um céu estrelado cujas cores se destacam das restantes pinturas dos tectos.

É sem dúvida um marco na cidade de Madrid, com uma construção moderna mas já com alguma carga histórica. E foi bom ter descoberto um pedacinho desconhecido até agora.

4 comentários:

  1. Conheci no ano em que vim embora. Fiquei impressionada com os tectos, de resto acho que em Portugal temos exemplos bem mais bonitos e grandiosos.

    bjs

    Luisa

    ResponderEliminar
  2. Luisa,

    Tens razão o que mais prende o olhar é a explosão de cores vibrantes. De resto concordo que cá temos exemplares bem mais grandiosos. Mas vale bem a pena conhecer.
    E sabes fique a pensar porque ainda não tinha conhecido este espaço.

    bjs

    ResponderEliminar
  3. As pinturas são lindíssimas! E o Cristo é o quê, uma porta?

    beijinhos

    LPM

    ResponderEliminar
  4. LPM,

    Sim uma das portas laterais feita em bronze. Lindíssima! E as pinturas também, lindas, é assim como uma explosão de cor.

    bjs

    ResponderEliminar