sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Lombinhos com Arroz de Caril



Uns lombinhos a acompanhar um arroz de caril. O almoço de um Domingo de muito frio e chuva. Sabores fortes e intensos. E  à mesa conversa prolongada e quente em contraste com o dia que se fazia sentir lá fora. E gosto de Domingos assim. Domingos de chuva que significam lareira, mantas, conversas prolongadas e comida de conforto.

Como fazer:

Para os lombinhos:

2 lombinhos de porco + 1 laranja + azeite + sal + pimenta rosa + 1 copo de vinho do Porto branco + 1 colher de chá de farinha maizena

Tempera-se a carne com o sal, a pimenta, o vinho do Porto, o sumo da laranja e o azeite e deixa-se estar assim pelo menos 2 horas. Findo esse tempo leva-se ao lume uma panela, que seja suficientemente grande para caberem os lombinhos inteiros e sem ficarem sobrepostos, com azeite. Quando estiver a ferver colocar a carne com cuidado para não nos queimarmos. Tapamos de seguida e deixamos selar a carne de todos os lados, sem deixar queimar. De seguida adiciona-se a marinada e deixa-se acabar de cozer em lume brando por mais ou menos 1 hora. Findo esse tempo retira-se os lombinhos e deixa-se arrefecer um pouco, até os sucos estabilizarem. Entretanto adiciona-se um colher de chá de farinha maizena, previamente dissolvida em água, ao molho da carne e deixa-se apurar. Corta-se a carne em fatias grossas e rega-se com o molho.

Para o arroz:

1 cebola branca + 1 dente de alho + azeite + 1 chávena almoçadeira de arroz agulha + sal + pimenta rosa + 2 colheres de chá de caril em pó

Primeira faz-se o refogado com a cebola, o alho e o azeite. Quando estiver dourada a cebola acrescenta-se o caril e deixa-se estar em lume brando. Junta-se o sal e a pimenta. Depois acrescenta-se o arroz e deixa-se fritar ligeiramente e acrescenta-se depois água a ferver (2 vezes a medida do arroz) e deixa-se cozer em lume brando por 15 minutos.


Sem comentários:

Enviar um comentário