quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Ode ao Outono





Na minha mesa de Domingo uma ode ao Outono. A estação mais bonita do ano, doce e fecunda. Cores e sabores tão propios desta época. E a combinar com o dia solarengo e ameno que se fazia sentir lá fora uma mesa que acolhe e uma refeição que nos preenche.

Como fazer:

1 lombo de porco + 5 dentes de alho + 300 ml de vinho do Porto + 2 colheres de sopa de mel + 100 ml de azeite + sal, pimenta q.b + 2 laranjas + 2 folhas de louro

Colocar os ingredientes todos num copo e triturar com a varinha magica até obter uma pasta. Regar o lombo de porco, sem osso mas com uma camada de gordura, com essa pasta e deixar estar durante 2 horas.
Depois levar ao forno, tapado com uma folha de papel de alumínio  durante 1 hora a 180 º com a gordura virada para cima. Findo esse tempo destapa-se e deixa-se gratinar durante mais 15 minutos.

Retira-se a carne e corta-se em fatias finas. Leva-se ao lume o molho e adiciona-se uma colher de sobremesa de farinha maizena e deixa-se estar até o molho engrossar. 

Coloca-se a carne numa travessa e rega-se com o molho.

Acompanha com batatas a murro feitas assim:

Lava-se muito bem as batatas. Colocam-se numa assadeira e adiciona-se o sal. Leva-se ao forno durante 45 minutos. Findo esse tempo retiram-se e dá-se um murro. Leva-se de novo ao forno durante alguns minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário