quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Memórias




Associamos determinados odores a determinadas circunstancias, momentos, pessoas. É frequente de olhos fechados conseguirmos identificar algo ou alguém só pelo cheiro. A nossa memória olfativa inclui lembranças a odores que mesmo que só tenham ocorrido uma vez na vida, ficam associados a uma experiência que automaticamente é evocada quando voltamos a estar novamente expostos a ele.
E as memórias que incluem lembranças de odores têm tendência para serem mais intensas e emocionalmente mais fortes. Aconteceu isso com um bolo de chocolate feito pela minha irmã. Sabores e odores típicos dos bolos feitos pelas suas mãos talentosas. Que não se reproduzem. São dela. São Ela. E de repente a minha memória olfativa levou-me de novo à minha infância. Aos momentos em que a via, já crescida, a saber fazer coisas que eu não. Tantas coisas. E a querer que sim. Que chegasse o momento que sim. E o momento chegou, mas fica para sempre como referencia os seus sabores que são irrepetíveis.

E então a receita de bolo de chocolate feito pela minha irmã.

Como fazer:

Para a massa:

200 g de chocolate + 7 ovos + 150 g açúcar + 100 g de manteiga + 125 g de amêndoa laminada + 150 g de farinha + 1 colher de café de fermento + 1 chávena de chá de leite

Derreter a manteiga e o chocolate em banho maria e deixar arrefecer. Bater as gemas com o açúcar e juntar o chocolate derretido. Adicionar a farinha, a amêndoa, e o fermento e o leite. 
Bater as claras em castelo e juntar até obter uma massa uniforme.  
Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha. Vai ao forno a 180º durante 50 minutos. 
Retira-se e deixa-se arrefecer e depois desenforma-se.

Para a cobertura:

200 g de chocolate para culinária + 2 colheras de sopa de manteiga

Para a cobertura, derrete-se o chocolate com a manteiga em lume brando e depois de frio cobre-se o bolo.

Sem comentários:

Enviar um comentário