sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A encerrar, salada.



Uns legumes a pedirem uma refeição com urgência. Uma vontade enorme de ovinhos de codorniz. E para satisfazer mais outra vontade, maionese. E então, um jantar do mais banal que pode haver. Uma espécie de salada russa, com uma ou outra variação.
Encerrar-se assim, com esta salada, o mês de Setembro, o mês dos dias cálidos e mágicos. O mês em que se sente no ar um suave mistério, e que ao longo dos dias vai arrastando consigo mudança e renovação.
Outubro já significa casa e aconchego. A chuva e as temperaturas mais baixas já pedem mantas quentinhas e casacos aconchegantes. E pede também outros sabores e outras cores na mesa. Tartes, bolos, marmelada, assados e muito chá.

Como fazer:

Salada:

2 cenouras + 2 batatas + 1 cebola + feijão verde + ervilhas + couve roxa

Um tacho ao lume com água e sal e os legumes por esta ordem: cenouras depois batatas, cebola, tudo partido em cubos pequeninos, ervilhas e depois o feijão verde.
Parte-se a couve roxa e escalda-se em água a ferver. Quando os restantes legumes estiverem quase cozidos acrescenta-se a couve. Depois deixa-se arrefecer completamente.

À parte cozem -se os ovinhos de codorniz em água e sal e reserva-se

Entretanto faz-se a maionese assim:

1 ovo + sal + pimenta + 1 colher de sopa de mostarda + 1 colher de sopa de vinagre +  óleo.

Junta-se tudo e bate-se com a varinha e em fio acrescenta-se o óleo até atingir a consistência pretendida.
leva-se ao frio até à hora de servir.

Depois é só compor. Os legumes, os ovinhos e a maionese. E a pedido mais um ingrediente, atum.


Sem comentários:

Enviar um comentário