quinta-feira, 19 de julho de 2012

Mole de frango



Durante muitos anos fui colecionando revistas de culinária, e de vez em quando resolvo folhear as revistas mais antigas à procura de inspiração. E de repente dou com uma revista da Saberes & Sabores da Vaqueiro de Abril de 2003.



A capa é muito apelativa "Sua Excelência o Chocolate", e quando penso que o que vou encontrar são essencialmente receitas doces com chocolate, dou com uma receita de carne de borrego, "Mole de Borrego", que na sua preparação leva chocolate.. Depois de ler a receita, e como não tinha a dita carne, resolvi adaptar a receita a frango. E assim sem medo fiz uma receita de frango que leva na sua composição chocolate. E as opiniões foram unanimes. Bom, muito bom. Para fazer mais vezes. E sem medo de utilizar outras carnes e outros ingredientes.

Como fazer:

4 peitos de frango + sal + pimenta rosa + azeite + 2 colheres de sopa de farinha + 4 cenouras  + 2 cebolas  + 2 dentes de alho + 10 g de chocolate para culinária + 1 cálice de vinho do Porto + 3 dl de vinho branco + sementas de sésamo


Primeiro corta-se os peitos de frango em pedaços e tempera-se com sal e pimenta rosa. Deixa-se estar assim meia hora. Depois leva-se ao lume um tacho com o azeite a aquecer, entretanto acrescenta-se a farinha ao frango até estar bem envolvido. Coloca-se a carne no azeite bem quente e deixa-se dourar bem. Depois acrescenta-se os alhos, as cenouras cortadas em rodelas e as cebolas em meias luas. Deixa-se estar assim algum tempo e depois acrescenta-se o vinho branco. Tapa-se e deixa-se cozinhar lentamente. Entretanto mistura-se o chocolate ralado e o vinho do Porto e reserva-se.
Quando  a carne estiver cozinhada acrescenta-se a mistura do chocolate e vinho do Porto e deixa-se ferver mais um pouco. Se necessário rectifica-se os temperos.


Na hora de servir polvilha-se com as sementes de sésamo.Acompanha com batatinhas novas cozidas.






Sem comentários:

Enviar um comentário