terça-feira, 19 de junho de 2012

Creme de cenoura e sua rama


O aproveitamento daquilo que a terra nos dá está cada vez mais  presente nos nosso dias. O consumo de frutas e legumes da época, o aproveitamento de folhas, talos e afins parece que está cada vez mais em voga. Utilizar aquilo que à partida desperdiçamos, o saber dar outra utilização é uma virtude e cada vez mais um sinal de inteligência.
Fui educada com a premissa de que a comida não é para se estragar ou desperdiçar, e diariamente faço um esforço nesse sentido, e com os tempos em que vivemos aproveitar e não desperdiçar passa a ser um lema cada vez mais presente na minha cozinha.
Assim num destes dias em que preparava um creme de cenoura reservei a rama para acrescentar no final e dar um toque especial. 
E afinal aquilo que inicialmente poderia ser um sabor estranho demonstrou conjugar-se bem com o creme.

Como fazer:

500 g de cenouras + 3 batatas + 2 cebolas + 2 dentes de alho + azeite + sal + pimenta + rama de cenoura

Primeiro coloca-se a cebola e os alhos cortados em cubos com o azeite a saltear. Acrescenta-se as cenouras e as batatas partidas em cubos. Tempera-se com sal e pimenta e deixa-se estar mais um pouco. Acrescenta-se água até cobrir os legumes e deixa-se cozinhar durante 30 minutos. Depois disso passa-se com a varinha mágica, rectifica-se os temperos e acrescenta-se a rama da cenoura bem picada. 


Sem comentários:

Enviar um comentário