sábado, 21 de abril de 2012

Luxo




Nesta ultima semana não consegui jantar em casa nenhum dia, as horas de trabalho, reuniões, aulas e afins prolongaram-se sempre até perto da meia noite, e a essa hora, só uma chávena de chá ou de leite, para enganar o estômago. E hoje apesar de estar sozinha em casa, um jantar para compensar uma semana perdida. Uma cabeça de pescada cozida. Um pitéu que raramente consigo saborear. E de sobremesa afogatto. Literalmente gelado afogado em café.
Mas hoje mesmo jantando sozinha soube bem. O silêncio primeiro e um copo de vinho, depois uma vela acesa e uma musica suave ajudam a esquecer as sucessão de pequeninas coisas que me fizeram mal durante esta semana. Mas apesar disso está tudo bem. É que vez em quando a solidão sabe bem.
E com este jantar sinto que me reconciliei com todas as contrariedades da vida. E é bom quando assim é.

"Eu hoje estou cruel, frenético, exigente;
Nem posso tolerar os livros mais bizarros.
Incrível! Já fumei três maços de cigarros
Consecutivamente.
Dói-me a cabeça. Abafo uns desesperos mudos:
Tanta depravação nos usos, nos costumes!
Amo, insensatamente, os ácidos, os gumes
E os ângulos agudos."

Cesário Verde, in 'O Livro de Cesário Verde'

Sem comentários:

Enviar um comentário