domingo, 1 de abril de 2012

Chocolate, Anis e Porto



Chocolate, anis e vinho do Porto transformados num pudim que fez um enorme sucesso. Fica um pudim leve mas com um sabor acentuado a anis e a Porto. Feito em três tempos é ideal para aqueles dias em que temos urgência de uma sobremesa mas não temos muito tempo para a confeccionar.
Este pudim demora mais tempo a arrefecer do que a ser feito, mas para isso o congelador pode dar uma ajuda, caso haja necessidade.
E à minha mesa juntamente com este pudim, uma flor linda e delicada e com um perfume maravilhoso. Fresias. As flores que para mim mais significam Primavera.

 
Como fazer:

2  1/4 chávenas de leite + 6 colheres de sopa de açúcar + 2 colheres de sopa de cacau em pó + 2 colheres de sopa de maizena + 1/4 colher de chá de sal + 1 ovo grande + 2 gemas + 140g de chocolate + 2 colheres de sopa de manteiga + 1 colher de sopa de vinho do Porto + 2 estrelas de anis

Levar 2 chávenas de leite a ferver  com as estrelas de anis.
Misturar a maizena, o cacau, o sal, o açúcar, o ovo, as gemas e o restante leite e misturar bem. Deitar o leite quente sobre esta mistura, lentamente, e levar novamente a lume médio até engrossar.
Adicionar a manteiga e o chocolate partido em pedaços e esperar um pouco para o chocolate amolecer. Adicionar de seguida o Vinho do Porto. Mexer bem até conseguir obter um creme macio.

Deitar o pudim numa taça levar ao frigorífico e servir bem fresco.

Sem comentários:

Enviar um comentário