quarta-feira, 28 de março de 2012

Clarinhas de Fão



Reza a história que no convento do Menino de Jesus de Barcelos se faziam uns pastéis com recheio de  chila com gemas de ovos a que deram o nome de Clarinhas. Hoje são conhecidas como Clarinhas de Fão, freguesia de Esposende onde a sua produção se popularizou, passando a fazer parte do seu património gastronómico. 
Esta receita secular é um segredo religiosamente guardado por muitas gerações de famílias locais que assim garantem a genuinidade destes pastéis. Únicas e divinais, as Clarinhas de Fão apresentam-se com uma massa de farinha e manteiga, fina e estaladiça, e um inconfundível recheio de chila e ovos.

Estas Clarinhas não foram feitas por mim, vieram directamente da Pastelaria Fãozense e fizeram as alegrias de quem se sentou hoje à minha mesa.

3 comentários:

  1. Lembro-me destes doces das férias grandes de verão! Nos dias de praia em Fão ou Esposende as clarinhas eram o lanche obrigatório. Memórias boas e gratas.

    Bjs

    Ana

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana,

    Sim memorias gratas e boas. Tão doces como as clarinhas de Fão depois da praia, na impaciência da espera, e depois ainda quentes de como nos sabiam bem.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar