sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Memórias


Este bolo de ananás é de todos aquele que mais me sabe a infância. Era frequente haver este bolo em dias de festa e ocasionalmente aos fins-de-semana. E de repente uma vontade de voltar à infância, aos sabores daqueles tempos, aos abraços protectores e a todas as memórias queridas que guardo dentro de mim, de uma infância diferente mas feliz. E de repente essa vontade de ser novamente menina levou-me a este bolo.

Como fazer:

1 Lata de ananás em calda + uvas passas + 2 chávenas de chá açúcar + 2 chávenas de chá de farinha + 4 ovos + sal + 1 colher de chá de fermento + calda de ananás + açúcar para o caramelo + 2 colheres de sopa de manteiga

Primeiro coloca-se a manteiga na forma e leva-se ao lume para derreter, acrescenta-se o açúcar e deixa-se ganhar um pouco de cor. Adiciona-se depois o ananás e preenche-se os espaços com as uvas passas. Leva-se de novo ao lume e deixa-se cozinhar ligeiramente o ananás e as uvas.
Entretanto batem-se os ovos com o sal e o açúcar até dobrar de volume. Acrescenta-se a farinha e alterna-se com umas colheres de sopa da calda de ananás. Bate-se bem e por fim acrescenta-se o fermento. Coloca-se na forma e vai ao forno a 180º durante 40 minutos. Depois de cozido retira-se do forno e deixa-se arrefecer um pouco e só depois é que se desenforma.


Sem comentários:

Enviar um comentário