segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Tradição



É tradição na minha família ao almoço do dia 24 servir arroz de bacalhau. Esta tradição já vem do tempo da minha Bisavó e apesar de haver sempre alguém que não aprecie, facto é que se continua a fazer sempre todos os anos. Também eu mantenho esta tradição na minha casa. E apesar de gostar muito de arroz de bacalhau nunca como no dia 24 me sabe tão bem.
A receita é a de sempre mas com alguns ingredientes especiais: a evocação carinhosa, a ternura e o afecto. As lembranças doces de Natais passados, da infância mágica e da magia do Natal.

Como fazer:

1 Cebola + 2 dentes de alho + 2 postas de bacalhau + 1 chávena de arroz carolino + sal + pimenta + azeite + água + 1 copo de vinho branco + espigos de couve-galega + ½ folha de louro + 1 tomate

Primeiro faz-se um refogado com a cebola, o alho e o azeite e deixa-se estalar. Depois acrescenta-se as postas de bacalhau e tempera-se com o sal, a pimenta, o tomate cortado em cubos, o louro e o vinho branco e deixa-se estar até o bacalhau estar cozido.
Retira-se o bacalhau e acrescenta-se o arroz. Adiciona-se a água a ferver aos poucos mexendo sempre o arroz. Quando faltar 5 minutos para o arroz estar cozido acrescenta-se os espigos de couve-galega e o bacalhau em lascas.
Quando o arroz estiver cozido serve-se imediatamente em pratos da sopa para manter a textura.

E depois é só deixar as memórias doces brincarem com os sabores.

Sem comentários:

Enviar um comentário