quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

As rabanadas




E o Natal seria o mesmo sem rabanadas? Para mim não. De todos os doces de Natal aquele que não pode faltar à minha mesa são as rabanadas. Por isso, este ano em que não fiz todos os doces que habitualmente costumo fazer, à minha mesa não poderia faltar as rabanadas. E o curioso é que todos os anos procuro uma nova receita, e todos os anos faço uma nova versão de rabanadas. Este ano a ajuda veio de um blog afestadebabette. e posso dizer que esta é sem duvida a minha receita preferida de rabanadas. Depois de já ter feito e provado muitas.

Como fazer:

1 Cacete (de véspera) partidos às fatias + 1 litros de leite meio gordo + 250 gr de açúcar + 2 cascas de limão + 2 paus de canela + 12 ovos + 1 litros de óleo

Para cada calda (Devem ser feitas de véspera)

700 gr de açúcar + 700 ml de água + 2 paus de canela + 2 cascas de limão
2 cálices de Vinho do Porto

De véspera fazem-se duas caldas, em tachos separados, levando ao lume todos os ingredientes, com excepção do Vinho do Porto, deixando-se ferver por 30 minutos. Fora do lume, adicionar o Vinho do Porto a cada calda.
 

No próprio dia, ferver o leite com o açúcar, as cascas de limão e os paus de canela. Deixar ferver por 2 a 3 minutos. Bater os ovos até fazerem espuma. E reservar. Regar o pão com o leite adoçado e quente.
Levar ao lume o óleo a aquecer e passar cada fatia de pão pelos ovos e fritá-las em lume médio.
Levar a ferver novamente uma das caldas e mergulhar rapidamente cada uma das rabanadas, voltando-as umas duas vezes. Colocá-las nas taças onde vão ser servidas. Levar a ferver por um minuto a outra calda e deitar sobre as rabanadas.






Sem comentários:

Enviar um comentário