quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Risotto com Frango grelhado






Uns peitos de frango a pedirem uma refeição com urgência. Uma vontade enorme de Risotto. E a resolução de conjugar as duas coisas. Um risotto aromatizado com parmesão, e uns peitos de frango grelhados com laranja. Comida que conforta num dia frio de Outono. E uma evocação. Da minha Avó que só servia arroz numa travessa. Coisas que sabem bem. 

Como fazer:

Para o frango:

4 Peitos de frango + sal + pimenta + azeite + sumo de 2 laranjas + 1 folha de louro.

Tempera-se o frango e deixa-se estar durante 6 horas, para a carne absorver bem o sabor da laranja. Depois coloca-se um tacho ao lume e deixa-se grelhar bem os peitos de frango. Depois de prontos cortar em fatias grossas.

Para o Risotto:

1 Chávena grande de arroz carnaroli  + 1 copo de vinho branco seco + 1 litro de água + 1 cebola + pimenta rosa + azeite + queijo parmesão + sal

Primeiro leva-se o azeite ao lume de seguida acrescenta-se a cebola e deixa-se saltear um pouco. Acrescenta-se de seguida o arroz. Tempera-se com o sal. Deixar o arroz fritar um pouco, acrescentar o vinho e deixar evaporar, adicionar aos poucos a água e mexer sempre com cuidado. Quando estiver pronto (mais ou menos 20 minutos) acrescentar a pimenta e o queijo parmesão. Servir sem demora.


Sem comentários:

Enviar um comentário