terça-feira, 29 de novembro de 2011

Mesa de Domingo.





Quis muito que a minha mesa de Domingo tivesse cor, uma cor viva e exuberante, a das flores, oferecidas por mãos carinhosas. Quis que fosse assim a minha mesa. Com flores. Com cor. Com alegria. A tentar esquecer um pouco os dias tristonhos que temos vivido.
Para oferecer a quem mais amo, uma mesa posta sem pressas, sem gestos mecânicos E então houve um almoço prolongado e calmo. Um almoço de Domingo com comida de Outono. Um assado. Lombo com castanhas e marmelos.

Como fazer:

1 Lombo de porco + sal + pimenta rosa + 2 laranjas + 1 copo vinho do Porto + 2 cebolas + azeite + 1 folha de louro + castanhas + marmelos

Primeiro tempera-se o lombo de porco com alguma antecedência com o sal, a pimenta, o sumo das laranjas, o vinho do Porto e um fio de azeite. Deixa-se estar durante umas horas.
Depois coloca-se numa assadeira as cebolas cortadas em meias luas, o lombo e a marinada. Acrescenta-se mais um fio de azeite. Tapa-se com papel de alumínio e leva-se ao forno durante 1 hora e 30 minutos a uma temperatura média/baixa. A espaços regulares voltar a carne na assadeira e voltar a tapar com a folha de alumínio.
Depois deste tempo adicionar as castanhas e os marmelos cortados em gomos. Rectificar o sal e deixar assar destapado até as castanhas e os marmelos estarem cozinhados.

Sem comentários:

Enviar um comentário