quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Chutney de ameixa




Para aproveitar a grande quantidade de ameixas vermelhas que chegou até á minha cozinha, uma receita que já andava a pensar em preparar. Faltava-me apenas o ingrediente e o momento certo. Com a junção destas duas situações surgiu um chutney muito bom. Ideal para acompanhar pratos de carne.

Como fazer:

500 g de ameixas vermelhas + 6 dentes de alho + 1 malagueta vermelha + 7 dl de água + 5 dl de vinagre de sidra + 400 g de açúcar amarelo + 2 colheres de sopa de sal + 1 colher de sopa de cravinho + 1 pau de canela + pimenta preta e pimenta rosa + 1 colher de chá de cominhos

Lavar e cortar as ameixas e colocar num tacho juntamente com os dentes de alho descascados e a malagueta cortada em rodelas. Cobrir com a água e levar a ferver em lume brando durante 20 minutos.
Adicionar o vinagre, o açúcar amarelo, o sal, os cravinhos e o pau de canela e deixar ferver mais 30 minutos até ficar bem espesso, mexendo de vez em quando.
Temperar com a pimenta e o cravinho.
Distribuir por francos previamente escaldados e enxutos. Fechar imediatamente e reservar pelo menos 1 mês ao abrigo da luz. Depois de aberto conservar no frigorífico.

Sem comentários:

Enviar um comentário