quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pêras sublimadas


Uma das minhas sobremesas preferidas. Pêras bêbedas. Mas como cá em casa não são apreciadores, resolvi reinventar esta receita de pêras a ver no que é que dava. E correu bem. Muito bem. E por ter sido aprovada por todos passará a ser feita mais vezes.

Como fazer:

6 Pêras + 1 litro de vinho tinto + ½ litro de vinho do Porto Ruby + 6 colheres de sopa de açúcar +150 g de açúcar + sal + 1 pau de canela + noz-moscada moída

Coloca-se as pêras com a casca num tacho e acrescenta-se os vinhos, o açúcar, o sal (umas pedras), o pau de canela e a noz-moscada. Tapa-se o tacho e leva-se ao lume forte até ferver, depois reduz-se o calor para o mínimo e deixa-se cozer lentamente durante 1 hora. Depois deste tempo retira-se as pêras e deixa-se arrefecer.
Entretanto acrescenta-se mais 150 g de açúcar á mistura dos vinhos e deixa-se ferver até atingir a consistência de uma geleia.
Na hora de servir, coloca-se a quantidade de geleia de vinho que se pretender. E polvilha-se com amêndoa laminada.

A restante geleia pode ser guardada num frasco no frigorífico. Para ser utilizada com o que se quiser.

2 comentários:

  1. Estas peras devem ficar deliciosas. Obrigada pela partilho. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Estas peras ficam deliciosas. É uma sobremesa de que todos gostam. E sabe devemos partilhar sempre tudo, o que temos e o que sabemos. Por isso existe este cantinho. Obrigada eu por cá ter vindo parar.

    ResponderEliminar