segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Risotto com lulas e manteiga de alho




Mais um risotto. Associado a umas lulas fresquíssimas. E muito tenras. Pescadas numa das minhas rondas pelo mercado. Um prato que todos gostaram. E como reuniu consensos, passou a fazer parte das receitas a serem feitas com mais frequencia.

 
Como fazer:

Lulas pequeninas (a quantidade que se desejar) + azeite + 1 chávena grande de arroz carnaroli  + 1 copo de vinho branco seco + 1 litro de água + 1 cebola roxa + pimenta rosa + sal + alhos + 250 g de manteiga + 1 limão + salsa picada

Primeiro tempera-se as lulas com sal e um pouco de limão e reserva-se. Depois leva-se o azeite e um pouco de manteiga ao lume e de seguida acrescenta-se a cebola e deixa-se saltear um pouco. Acrescenta-se de seguida o arroz. Deixar o arroz fritar um pouco. Acrescentar o vinho e deixar evaporar, adicionar aos poucos a água e mexer sempre com cuidado. Á parte derreter a restante manteiga juntamente com os alhos esmagados e saltear as lulas até estarem cozinhadas. Quando o arroz estiver pronto (mais ou menos 20 minutos) acrescentar a pimenta e as lulas e a manteiga de alho. Polvilhar com a salsa picada.

Servir sem demora.
Em pratos da sopa para manter o ponto.

Sem comentários:

Enviar um comentário