quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Frango com abacaxi e arroz de cravinho



Para um jantar em que o tempo e a imaginação eram reduzidos, uma receita de frango que surpreendeu.

Como fazer:

Peito de frango partido em cubos + sal + pimenta rosa + gengibre ralado + azeite + 1 cebola vermelha + 1 dente de alho + 1 copo de vinho branco seco + 1 pacote de natas + abacaxi

Primeiro parte-se o frango e tempera-se com o sal, a pimenta, o gengibre ralado e o vinho. Deixa-se estar o máximo de tempo possível. Depois faz-se um refogado com o azeite, a cebola e o alho e deixa-se estalar, depois acrescenta-se o frango e a marinada. Deixa-se estar durante 5 minutos em lume forte e depois reduz-se para médio e deixa-se estar mais 10 minutos. Acrescenta-se o abacaxi partido em cubos e deixa-se envolver os sabores. Depois desse tempo acrescenta-se as natas e deixa-se ferver.

Entretanto faz-se um arroz de cravinho, de uma forma completamente diferente do habitual. Mas igualmente saboroso.

Como fazer:

1 Chávena de chá de arroz agulha + 2 chávenas de chá de água a ferver + sal + 1 fio de azeite + 3 cabeças de cravinho.

Leva-se um tacho ao lume e deixa-se aquecer bem. Depois junta-se o arroz e deixa-se saltear um pouco, acrescenta-se então depois a água a ferver, o sal, o azeite e o cravinho. Tapa-se e deixa-se cozer durante 15 minutos.

O arroz de cravinho, um arroz inédito para mim, também surpreendeu muito. Pela facilidade e rapidez estas receitas passaram a estar no livro das receitas que estão mais á mão.

Sem comentários:

Enviar um comentário