quinta-feira, 28 de julho de 2011

Pataniscas de batata doce



Num dia em que o tempo para preparar o jantar era reduzido, uma receita que surpreendeu e que convenceu. Pataniscas de batata doce. Sem grandes segredos. Muito fácil e muito rápida de fazer. Ficam uns bolinhos fofos e com um sabor ligeiramente adocicado. Pode servir como uma entrada ou ter honras de prato principal. Aqui a acompanhar uma salada de couve roxa com pêra.

Como fazer:

2 batatas doces + 3 ovos + 3 colheres de sopa de farinha + 1 colher de chá de fermento + sal + pimenta + 1 cebola

Descascar as batatas e cortar em palitos muito finos. Cortar a cebola também em palitos muito finos. Bater os ovos, acrescentar a farinha, o fermento e temperar com sal e pimenta. Acrescentar as batatas.
Levar ao lume um tacho com um pouco de óleo e fritar as pataniscas em lume médio para dar tempo a que a batata coza. Deixar dourar dos dois lados.

Para a salada cortar a couve em juliana e a pêra em meias luas. Levar um tacho ao lume com um pouco de azeite e saltear a couve. Temperar com sal, pimenta e vinagre balsâmico. Deixar cozer a couve e ir acrescentando um pouco de água para hidratar. Quando estiver pronta acrescentar a pêra.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim delicia. E faz-me pensar que já a algum tempo que esta receita não é feita cá em casa. Está na hora portanto.

      Eliminar
  2. Experimentei a receita e adorei: http://www.telitanacozinha.net/2014/01/pataniscas-de-batata-doce-e-cebola-frita.html

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Que bom que uma receita do meu cantinho tenha sido reproduzida, provada e aprovada. Obrigada pela visita.

      bjs

      Eliminar