domingo, 19 de junho de 2011

Arroz Preto, Arroz Branco





Desde sempre que o arroz de cabidela é um prato presente na nossa familia. Todos gostam. E volta e meia nos almoços de domingo, com a familia toda reunida, o prato mais pedido e mais esperado era o arroz de cabidela. Cresci a gostar deste arroz. Mas para mim, desde que comecei a falar, o nome com que o baptizei foi de "arroz preto". Hoje ainda continua a ser arroz preto. E é sem duvida um dos meus pratos de carne preferidos. Mas como não há bela sem senão, o P. não gosta de arroz de cabidela. Primeiro o espanto! Depois a resignação! De todas as vezes o ter que fazer um "arroz branco".
E assim tem sido. Á minha mesa sempre que há arroz preto também há arroz branco.

Como fazer:

1 frango do campo + 2 cebola + 2 dente de alho + 1 copo de vinho branco seco + sal + pimenta + vinagre + 1 tomate + azeite + 2 chavenas de arroz carolino

Primeiro começa-se por fazer um refogado com a cebola, o alho e o azeite, acrescenta-se o frango. Tempera-se com o sal e a pimenta e deixa-se refogar um pouco. Depois acrescenta-se o vinho e o tomate e deixa-se refogar. Quando estiver cozido, retira-se o frango e acrescenta-se o arroz e deixa-se cozer. Quando estiver quase cozido acrescentar o sangue ao qual se adicionou o vinagre e deixa-se ferver. Juntar o frango e rectificar os temperos.

Para o arroz branco apenas retiro o arroz quando já está quase cozido para um tacho á parte e deixo acabar de cozer.



Sem comentários:

Enviar um comentário