sábado, 26 de março de 2011

Tangerinas

"...deixai-me agora falar
do fruto que me fascina,
pelo sabor, pela cor,
pelo aroma das sílabas:
tangerina, tangerina."

(Eugénio de Andrade)




Deixai-me falar agora de um dos meus bolos preferidos. O bolo de tangerina.
A primeira vez que vi este bolo foi num programa da Nigella Lawson , e fiquei fascinada pela simplicidade de confecção e rapidez de execução (o que demora mais é cozer as tangerinas).

É um bolo que fica com um sabor intenso a tangerina, húmido, macio e com aquele gosto inconfundível da amêndoa e não fica muito doce pelo que se pode repetir e repetir e repetir.

Este bolo aqui registado foi feito com tangerinas biológicas vindas directamente do quintal da mamã.

Como fazer:

4 tangerinas + 6 ovos + 250 g de açucar + 250 g de amêndoa moída + 1 colher (chá) de fermento

Cozer as tangerinas em agua durante 2 horas. Deixar as tangerinas arrefecerem na agua em que cozeram. Quando estiverem frias espremer e triturar tudo com a varinha mágica (ter cuidado em retirar as pevides). Bater os ovos inteiros durante 5 minutos juntar o açucar e bater mais 5 minutos, acrescentar a amêndoa e o fermento.
Levar ao forno em forma de mola durante 40 a 45 minutos. Deixar arrefecer e polvilhar com açucar em pó.

Sem comentários:

Enviar um comentário